Sim... há coisas que me deixam a pensar... a pensar ou mesmo a sentir um misto de sentimentos muito difíceis de sentir e de explicar......
Ontem à tarde recebi um telefonema a dizer que a Tia Luisa tinha caído em casa! Ora, quem é a Tia Luisa? É a matriarca da família Flores Costa! Senhora com 91 anos, que mora sozinha e senhora de si no Principe Real. Faz a sua vida sozinha e pacata. Nunca se casou... nunca teve filhos... e nós somos a única família que ela tem...! Liga todas as semanas para o pessoal, e sabemos sempre que ela está bem! Algumas vezes vem até casa dos meus pais, enfim, ela é sempre muito senhora do seu nariz! :)
Ontem, disseram que não era nada de grave, que ela estava bem, que mesmo após aquele aparato todo (que não me tinham conseguido explicar bem o que tinha acontecido), que o INEM tinha levado a Tia Luisa só por precaução... e eu... ainda perguntei se era preciso lá ir ao Hospital, ao que me disseram que não! E eu, meti a viola no saco...
Hoje dizem-me que a Tia Luisa ia ser transferida!! A minha irmã ligou-me aflita... que não se sentia bem, que algo não estava bem e que tínhamos que ir ver a Tia Luisa! Ora bolas! Isso nem era questão que se levantasse!
Eu e o Maridão pegamos nas pernas e saímos à frente! Eu "sabia" que a Tia Luisa só ia ser transferida às 16h30m. Chegámos ao Hospital de São José era 15h45m! Corremos aquela pequena cidade que é o Hospital, atrás das urgências!
Era um mar de gente naquelas urgências! Não haviam senhas para nada! E encontramos o guiché das "Informações"! Não estava ninguém no guiché, mas não foi por isso que "arredamos pé"..!! Passados poucos minutos, chegou um senhor, ao que lhe perguntei imediatamente "onde está a minha Tia Luisa?" ele pediu-me o nome completo dela, e eu dei!! Ele respondeu-me "ah sim! já sei quem é! mas infelizmente a sua Tia já foi transferida!" e eu pensei "oh diabo!" depois de ter corrido aquela estrutura do hospital de um lado ao outro, ela já ali não estava! Onde estava ela?! Estava no Hospital dos Capuchos! Tivemos que subir tudo outra vez, até chegarmos ao Hospital dos Capuchos! Há já muito tempo que não me lembro de estar um dia tão quente!! Estavam 37 graus! E pela sombrinha e perguntando a 10 pessoas pelo sitio onde estava a Tia Luisa, lá a encontramos!!!!!
O que encontrei??? Não consigo descrever racionalmente o que senti.... a Tia estava a dormir, bem sei que não se deve, mas acordei-a! Queria falar com ela!! Ouvir a sua voz, perceber o que tinha acontecido!!
Depois de a chamar baixinho, e algumas vezes, ao por a mão no ombro dela (até com medo que ela lá tivesse alguma dor), ela abriu os olhos! Senti-me aliviada!! Perguntei como ela estava e ela diz-me "não te estou a conhecer, quem és?" o meu coração caiu-me aos pés! passou-me tudo pela cabeça numa fracção de segundo! Ao que lhe respondi de forma firme "sou eu Tia, a Susana!!" e ela diz-me "ah filha! estás tão magrinha, nem te estava a conhecer!" oh senhores, como me senti aliviada!! Perguntei-lhe como estava, o que tinha acontecido, e ela disse-me "ah filha, não sei... sonhei que caí, que tive muitas dores, que gritei por socorro e que médicos e bombeiros me socorreram", "mas na verdade, não sei o que aconteceu, nem como vim aqui parar", devagar, observei-a... o meu coração estava apertado :( só me apetecia chorar com o que via, mas tinha que ser forte! Não a podia assustar, nem dar parte fraca! Então engoli em seco e voltei a perguntar "sente-se bem Tia?" e ela disse-me "ah sim, tenho umas dores, mas estou bem. Dói-me muito as costas..." então o Maridão foi tentar falar com algum enfermeiro ou médico, mas estava a haver mudança de turnos... e ia demorar para saber o que tinha acontecido de verdade...!
Sem querer insistir muito, fui falando com a Tia, mas ia vendo os cansados braços da Tia marcados da queda :( ela estava inquieta, porque queria lavar a cara, porque tem a renda da casa para pagar, porque não tinha o telemóvel dela.... porque queria avisar a equipa que lhe leva o comer a casa para não levar, porque queria fechar o gás, porque queria fechar as portadas de casa.... oh senhores, como ela estava inquieta... mas frágil, ali estava deitada, sem nada poder fazer :( sem nada poder resolver!
Entretanto, conseguimos falar com uma enfermeira que nos disse que ela estava bem, muito baralhada, mas que não tinha tido nenhum avc, trombose ou qualquer outra coisa! O que me fez sentir um enorme alivio!! Tadinha!
Levaram-lhe um iogurte para o lanche, o qual ela não conseguia comer... aliás, nem se tinha apercebido que ele ali estava! Então com jeito, dei-lhe o iogurte à boca... só queria que ela se sentisse bem... pelo menos o melhor possível.... mas eu sei bem, o que é estar deitado numa cama de hospital, sem se conseguir comer pela própria mão....
Depois de ela ter comido, consegui arranjar maneira de ela conseguir lavar a cara, como ela tanto tanto queria! Sentiu-se tão melhor! E não custou nada!
Entretanto a Ivone chegou ao hospital! Então, eu e o Maridão fomos até casa de uma grande amiga da Tia Luisa, a Lurdes, entregar-lhe o longo recado que a Tia Luisa tinha mandado..! Mas a D. Lurdes tem 90 anos!! Perguntámos à D. Lurdes se ela sabia o que tinha acontecido à Tia! A D. Lurdes diz que na verdade ninguém sabe, mas o que se suspeita, é que ela tenha escorregado a tomar banho.... E que parece que não é a primeira vez que isso lhe acontece, mas agora, com mais gravidade! Perguntei à D. Lurdes se ela ia a casa da Tia Luisa tratar as coisas, mas custa-lhe subir e descer escadas, então, fui eu e o Maridão a casa da Tia Luisa buscar o que ela tinha pedido para levarmos à D. Lurdes!
Agora sim, a porca estava a torcer o rabo... abri a porta do prédio... olhei para cima... estava diante de umas escadas íngremes, onde mal cabia o meu pé em cada degrau! Subi até ao 2º andar e pensava "como é que ela consegue subir e descer estas escadas todos os dias?".
Uma vizinha que tinha a chave de casa dela, deu-mas... e lá fomos nós...! Não sabia bem o que esperar... nem o que ia encontrar.... quando entrei parecia que estava dentro de um filme.... uma casa do tempo do Marques de Pombal, em que o tecto está completamente abaulado.... com a tinta estalada.... os móveis do tempo dos meus bisavós... e um vidro da janela partido, que foi por onde entraram os bombeiros.... pouco a pouco fomos encontrando tudo o que a Tia nos tinha mandado ir buscar! Até que chegámos à cozinha... ainda lá estavam os peixes no prato que iriam ser o almoço dela.... o meu coração estava apertado :( que condições em que ela vive :(
Fomos novamente à D. Lurdes deixar tudo o que a Tia nos mandou deixar-lhe! Ficámos lá um pouco mais à conversa com ela, mas o meu pensamento estava noutro lado...
Não sei se a Tia Luisa irá voltar para casa dela... não tem qualquer condição para ela lá ficar sozinha...! Não sei sequer se ela poderá voltar a ficar sozinha...
Os médicos dizem que pensam que ela tenha um principio de pneumonia...!
Vamos lá ver como vai ser a evolução da Tia... sei que ela é forte, mas às vezes, a idade não ajuda....
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários
Enviar um comentário