domingo, 17 de abril de 2016

Scalabis Night Race - as nossas aventuras

O ano passado, quando ainda éramos pouco experientes nestas andanças das corridas e caminhadas, um colega de trabalho falou-me desta corrida (Scalabis Night Race), falou-me de abastecimentos de vinho tinto e pampilhos no final, mas, no ano passado, era o fim-de-semana da corrida do Benfica e já não havia inscrições para esta corrida em Santarém!... então foi uma corrida que não pudemos participar, mas que ficamos sempre com ela debaixo de olho! Não é que fossemos beber "tinto" no abastecimento, mas o conceito por si só fazia da prova uma prova completamente fora do comum!
Este ano, assim que abriram as inscrições (à meia noite!!) lá estávamos nós ao computador para nos inscrevermos :) As inscrições voaram em três semanas!! O que foi realmente um prazo fantástico! Penso que foram cerca de 3000 inscritos!!
E sob os lemas "Em abril tintos mil", "Correr, comer e beber" e "das portas do sol, até à lua cheia" e com a promessa de uma festa à Ribatejana, com campinos e fandango, ontem foi o dia de rumar a Santarém para ver "ao vivo e a cores" esta bela festa que teria direito a um abastecimento de "tinto" e no final, a uma bifana, uma bebida e um pampilho!
As expectativas estavam realmente altas!
Reunidos com os nossos companheiros de aventura, o nosso destino foi Santarém! Cerca de 100 Kms de caminho e pusemos-nos lá num instantinho!
O primeiro objectivo era estacionar o "Running Car" e irmos ao W Shopping de Santarém buscar os dorsais :) e assim foi! Com muita facilidade encontrámos lugar para o carro e  fomos então levantar os dorsais :) À entrada do W Shopping estava um marcador de 4 Kms do percurso, que era o quê? Um fardo de palha! Pensei! Esta organização promete! São bem dispostos e organizados!


O dorsal tinha "agarrado" as "senhas" para uma bifana, uma bebida e um pampilho! Quando vi isto pensei "sim senhor! está muito bem feito!", este pormenor era mais uma prova que a organização da prova pensou em tudo!!


Deram-nos também uma t-shirt técnica amarela para contribuirmos para a "mancha amarela" que iria invadir Santarém :) Mas desta vez não nos ia ser possível contribuir para essa mancha, porque não tínhamos ordem dos nossos fisioterapeutas para correr! Por isso, iríamos participar na "Mini Race" de 5 Kms.


A propósito do clima dos últimos dias, tinha visto no facebook da prova o seguinte post "Não se preocupem que temos um acordo com o São Pedro." e de facto, o São Pedro estava a portar-se à altura e a ajudar à festa!!
Ainda faltava cerca de uma hora para o começo da prova! Fomos à procura da partida para vermos onde era, e sentámos-nos num banquinho de jardim a apanhar solinho :) Ficámos por ali a tirar umas fotos e a ver mais pessoas a chegar :)


Entretanto os nosso companheiros foram jantar (porque a prova dele era às 21h) e nós fomos-nos encaminhando para a partida :) Estava já lá muita gente e muita animação! E ali estivemos rodeados e pessoas bem dispostas!


Quando soou a partida lá fomos nós! No primeiro Km de percurso, havia realmente um grande aglumerado de gente, era difícil passar pelo meio das pessoas, mas já somos zigue-zagueando até encontrarmos uns buraquinhos na multidão :) e assim fomos até à Praça de Touros de Santarém!


Em virtude das chuvas dos últimos dias, não era possível passar por dentro da arena (porque estava alagada), mas passámos à volta da arena :) Foi lá que ficou completo o primeiro Km da nossa caminhada :) O caminho para o segundo Km foi feito no sentido inverso do primeiro Km, mas agora em direcção às Portas do Sol :) mas não, sem antes, termos passado pelo "mítico" abastecimento de "tinto", em frente à Taberna do Quinzena!


Cheirava realmente muito a vinho tinto! Logo a seguir, em frente à Taberna O Balcão estava uma tuna de meninas que animavam a caminhada :) O segundo Km foi feito a meio da subida para as Portas do Sol :) com as ruas mais estreitas e novamente mais difícil de "furar" a multidão :) Aos 2,5 Kms estava o abastecimento (Junto à Igreja de Marvila) com uma garrafa de água e uma bela maçã de Alcobaça para cada participante :) Foi a primeira vez que vi, numa caminhada darem abastecimento aos 2,5 Kms e ainda uma maçã :) Dali seguimos em direcção à Igreja da Nossa Senhora da Conceição do Colégio dos Jesuítas! Aqui já o sol se tinha posto, ainda estava uma réstia de dia :) e um inicio de noite fantástico :)


O Km 3 foi ao pé da Igreja de Santa Clara, um edifício muito bonito (que só tivemos mesmo oportunidade de o ver de fora). Estava também lá uma tuna a cantar para animar ainda mais, quem passada :) Estávamos agora a chegar ao Liceu :) e em seguida passámos pelo Miradouro de S. Bento! Que tinha uma vista mesmo muito linda, para a Ribeira de Santarém!! Mas não parámos para tirar fotos... apenas prosseguimos em passo apressado :)


De volta pelo mesmo caminho, em direcção novamente à Igreja de Santa Clara, mas agora em direcção à "passagem histórica" na Escola Prática de Cavalaria com projeção de som e video, de onde partiu Salgueiro Maia e os seus 240 homens na madrugada de 25 de Abril de 1974!


Já mesmo na recta final, ainda passámos ao Mercado Municipal de Santarém e logo em seguida estávamos de frente para a Meta onde os nossos companheiros nos esperavam!


Com a caminhada terminada e uma sensação de "que maravilha de prova" tirámos as fotos da praxe e despedimos-nos dos nossos companheiros até à Meta (agora deles!).


Fomos jantar, porque a fome apertava :) Confesso que não comemos a bifana :) mas guardamos o pampilho para sobremesa :) Então o restaurante era mesmo ao lado do abastecimento de "tinto" e comemos rápidamente para irmos esperar os nossos companheiros na primeira etapa do percurso (mais ou menos nos 3,5 Kms) que era onde estava o abastecimento de vinho tinto :) ri-me lá bastante com as diversas reacções das pessoas ao vinho tinto :) umas riam-se, outras bebiam, outras brindavam, outras preferiam água (mas não havia ali) e estava lá o que eu penso ser o responsável pela equipa dos Correr Lisboa que fez questão de esperar por cada membro da equipa e brindar com cada um a passagem deles por alí :) confesso que não sei como é que ele conseguiu acabar a corrida com tantos brindes e goles de vinho tinto :) mas ele estava bem disposto e animado e eu fartei-me de rir com ele :)
É claro que vimos os nossos companheiros a passar por ali :) gritámos por eles e aplaudimos!! Ainda ficámos por ali mais um pouco de tempo a ver os campinos e a ouvir o fandango :) numa ouvi tantas vezes a frase "olha o tinto!!". A boa disposição desta festa é realmente contagiante!!
Pouco depois, fomos ver os primeiros atletas a passar para a meta :) e fomos sempre controlando o tempo à espera dos nossos companheiros :) e mais ou menos à hora esperada, lá estavam eles! exactamente ao mesmo tempo em que começou o fogo de artificio! Uma vez mais, uma coisa que nunca vi em nenhuma prova que já fui! Fogo de artificio! Aliás! Um lindo fogo de artificio, que até deu gosto!!! Sim senhora!! :):)
Quando acabou o fogo de artificio fomos aos pampilhos!! Oh Jesus!!! Mas que maravilha de pampilho!!!!! Foi realmente, a cereja no topo do bolo!!


Foi realmente uma grande festa!!! Uma festa que adorei!! Volto para o ano, com toda a certeza! Adorei a organização, o staff, o percurso, a festa, o bom humor da organização, as placas super engraçadas por todo o percurso, a marcação do percurso, os dorsais, os pampilhos, o fogo de artificio, os campinos, o fandango, os abastecimentos, TUDO!!!
Viémos felizes para casa com a festa que foi esta prova!

#saltamosdosofa #scalabisnightrace #santarem #bifanasepampilhos #suunto #asics

Sem comentários

Enviar um comentário

© Pensamentos Soltos
Maira Gall