domingo, 5 de junho de 2016

Corrida de Santo António - as nossas aventuras

Fim-de-semana é quase sempre sinónimo de aventura!
E este fim-de-semana foi sinónimo de aventura!
Para já, a primeira aventura deste ano, à noite! E depois aventura em altura de Santos Populares!
Assim que as inscrições abriram, voámos para nos inscrever! Pois era uma corrida com apenas 3000 inscrições e sabíamos que iria esgotar de certeza!
Como sempre, corridas organizadas pela HMS Sports, podemos sempre esperar o melhor!
Então, como a aventura era só à noite, fomos passear com os nossos companheiros de aventura :)
A caminho do jantar, os nossos novos companheiros (o Nuno e a Ana) ligaram a dizer que também iam à prova! Ficámos todos contentes!! :)
Fomos jantar às 19h, para não estarmos a fazer a digestão enquanto corríamos :) E assim foi, um peitinho de frango, com um pouquinho e arroz e salada! E estávamos prontos a correr 10 Kms!
Pertinho das 21h, encontrámos-nos todos na linha da partida! Tirámos as fotos da praxe com o belo edifício do Rossio de fundo (mas sem o Dom Sebastião...!)


A festa da Corrida de Santo António estava animada! E para bem que quer participa nestas provas, não era um mar de gente...! A prova tinha uma distancia única de 10 Kms, em que não havia distancia mais curta para caminhada!
Às 21h em ponto, deram o sinal de partida, e cordialmente e devagar, as pessoas foram partindo sem se atropelar :) E lá fomos nós! :)


Fui com os meus dois companheiros! O primeiro Km foi feito pela Rua do Ouro abaixo e um pouco da Rua do Arsenal. Ainda era um restinho de dia :) tínhamos que ter muita atenção ao chão, por causa dos buracos e da calçada desnivelada das ruas! Havia algumas pessoas na Rua do Arsenal a ver a prova, e também algumas nas varandas :) Uma vez ultrapassada a marca do primeiro Km, continuamos pela Rua do Arsenal, em direcção ao Cais do Sodré e à Av. 24 de Julho. Íamos calmamente :) havia muito espaço entre as pessoas e só se ouvia o respirar de quem corria :) havia muito transito na lateral da 24 de Julho, junto ao Mercado da Ribeira, mas sem grandes buzinadelas (como às vezes acontece)...!
Para chegarmos ao terceiro Km, continuamos pela 24 de Junho, passámos Santos e continuámos rm frente, até ao Museu de Arte Antiga. O abastecimento estava mesmo a seguir ao Viaduto da Infante Santo :) água fresca para nos dar energia ;) Estava realmente uma noite espetacular! A placa do 4 Km estava pertinho da estação de Alcântara-Mar! E dalí começamos a ver fogo de artificio! Ainda pensámos que fosse da organização da corrida, mas não! Era de uma festa que estava a haver naquela zona, chamada Holi Summer, no Holi Park, em Alcântara! Tinha DJs e fogo de artificio :) bem giro! E nós passamos mesmo por baixo do fogo de artificio, que não era alto... (e dava um bocadito de medo...!).
Para alcançarmos o quinto Km, passámos por baixo da Ponte 25 de Abril, corremos mais uns metros (bons!) e lá estava o ponto de retorno! Queria dizer que estava quase metade da prova feita! hehe
O que me estava a começar a incomodar? O pé esquerdo! E uma ligeira dorzinha no joelho direito...!
Até aqui não tinha parado nem um segundo para descansar, e quando abrandava o passo, a minha companheira pegava-me na mão e corria uns metros de mão dada comigo :) o meu companheiro, bom esse, ia connosco, mas já com umas dorzinhas no joelho...
Ora então já estávamos a correr a caminho do sexto Km, ou seja, em direcção, novamente, do Viaduto da Infante Santo, onde estava lá um novo abastecimento! E agora corríamos para chegar à placa do 7 Km! Av. 24 de Julho fora, até pertinho da estação de comboios de Santos! Lá continuávamos nós a correr, mas na rua estava apenas uma senhora a bater palmas a quem passava....! A placa do 8 Km estava no jardim mesmo antes do Mercado da Ribeira! Aqui sim já sabíamos que estávamos bem perto da meta! A dor do pé começava a ser chata e aqui tínhamos que ter cuidado redobrado com o chão, que é um buraco pegado! Ia com a minha companheira, mas de vez em quando, o meu companheiro de aventuras ficava para trás...! E pouco depois recuperava e corria mais um pouco junto a nós..! E a zona do Cais do Sodré está toda em obras! A Ribeira das Naus é empedrado, e tem muito pouca luz, por isso, olhos bem abertos :) Entretanto o Nuno (o nosso novo companheiro) passou por nós :) a Ana estava um pouquinho mais atrás :) Neste momento estávamos quase a chegar ao Terreiro do Paço, onde estava a placa dos 9 Kms!! Estava lá a haver um concerto :) As esplanadas estavam cheias :) e a começar a subir a Rua da Prata, para a meta, estavam umas pessoas a aplaudir quem passava :) Aí, eu e a minha companheira de aventura, demos as mãos e corremos pela avenida acima, entramos na Praça D. Pedro IV, onde vimos um enorme Santo António e corremos ainda mais depressa para a meta, que ficava exactamente onde tínhamos partido há pouco :) Passámos a meta em festa, como fazemos sempre, de mãos dadas hehe e demos um valente abraço de festejo!! :) O João e o Nuno já tinham chegado há pouco :) depois chegámos nós, logo em seguida o Maridão e por fim, a Ana :) chegámos quase todos ao mesmo tempo :)
Uma vez todos juntos, encaminhámos-nos para a saída :) onde nos deram uma bela garrafa de água fresca, uma maçã de Alcobaça e ainda... um MANJERICO!! Ou não fosse, a Corrida de Santo António!!!


Mais uns alongamentos e uma fotos e voltamos para casa todos contentes!!


#saltamosdosofa

Sem comentários

Enviar um comentário

© Pensamentos Soltos
Maira Gall