terça-feira, 28 de junho de 2016

EDP Mini Maratona Guimarães - as nossas aventuras

Tinha chegado a manhã de uma prova para a qual estávamos inscritos há mais de seis meses e a qual tínhamos percorrido quase 400 kms para participar :)
Depois do reconhecimento da cidade no dia anterior, deixamos o carro no Guimarães Shopping e subimos a avenida até ao Estádio de Guimarães :) de onde iria partir a tão esperada prova :)


Estava calor!!! Calor demais para uma meia maratona! Confesso que não tinha noção do percurso, nem da altimetria... Mas não iria ser fácil! Tínhamos ouvido o animador da prova a informar que haveriam abastecimentos a cada 2 kms!
A Mãezinha foi fazer o aquecimento para a sua caminhada e nós ficamos à sombrinha a fazer o nosso aquecimento!
Ainda tivemos tempo para tirar uma foto com a mascote da prova :)


À hora prevista ouvimos o som da partida! E arrancámos! Eu fui com o meu Maridão e a minha companheira com a sua lebre :)
Arrancámos em frente ao Estádio de Guimarães, rápidamente apercebemos-nos que a prova ou seria sempre a subir, ou sempre a descer... com calor, cada km tornava-se mais difícil de fazer.... ao terceiro km tive que parar para andar pela primeira vez! Era uma subida grande e o meu joelho estava a dar sinal...! O terceiro km também tinha uma enorme subida até ao Parque da Cidade e o quarto km tinha, consequentemente uma enorme descida do Parque da Cidade em direcção ao Castelo de Guimarães! No final da descida, encontrámos uma carrinha da Protecção Civil que vinha muito devagarinho a distribuir água pelos participantes da prova. Com a placa do quinto km encontrámos também o abastecimento (oficial), com água fresca, que bem precisava :) Praticamente toda a gente caminhava, já poucos corriam... e um senhor que nos ouvia conversar disse-nos que ainda tínhamos a subida para o Castelo! Mas não tinha nem força nem coragem de correr... :( tinha o Maridão sempre a meu lado, que me ia puxando com palavras de incentivo... mas eu começava a ficar também mal disposta.... sem querer dar o braço a torcer!!
Lá tentamos andar a um passo não muito lento, mas logo que atingimos o "topo" da prova, foi outra vez correr a descer, pelo jardim que envolvia o Castelo. Estava um voluntário a dizer às pessoas para terem cuidado com a descida, que tinha terra solta e que escorregava.... então lá fomos nós a travar :) E assim, tínhamos chegado à placa do sexto Km! Em direcção à placa do Km seguinte, descemos pelo meio da feira medieval a correr :) ainda não havia a animação da tarde anterior, mas já havia muita gente por ali a aplaudir quem passava e algumas pessoas a oferecer garrafas de água a quem por ali passava a correr por causa do calor...!
Nesse km encontramos outro senhor que nos disse "antes da meta, ainda vamos dar uma volta ao estádio". O senhor ia a um passo mais lento, mas sempre a correr :) fomos ao lado dele o km seguinte :) Para chegarmos ao Km oito, voltamos a dar a volta ao Jardim Público da Alameda, com muito calor, onde voltei a andar... já não tinha força para correr.... mas daí já avistávamos o local de onde tínhamos partido há pouco! Apanhámos um pouco de sombra, e corri mais uns metros até à entrada do Estádio de Guimarães! A descida para entrar no estádio era impensável! Completamente íngreme, com areia solta!! E fizemos metade do estádio a andar, com um sol desgraçado e um calor sufocante :( as dores no joelho começavam a ser realmente grandes, a má disposição começava a agravar-se... mas a sombra atenuou um pouco o mau estar geral que já sentia...!
Mas já só faltava um km para a meta...! A saída do estádio era novamente a subir! E pouco corri já nessa subida.... mas quando a subida acabou disse para o Maridão, bora nessa! Temos que acabar isto depressa que eu já não aguento mais!
E assim foi! De volta à avenida principal, voltei a ter um pouco de força para correr! Já na recta final, lá estavam já os nossos companheiros, que nos tiraram fotos à nossa passagem nos pórticos que antecediam a meta! E mãos dadas, corremos até à meta!! 


Lá estava também a Mãezinha para nos tirar fotos!


Foi a primeira vez que, depois de passar a meta tive que me sentar... pensei que desmaiava! Chamaram os bombeiros e tudo! Mas eu não quis ser assistida por eles :) estava extremamente cansada e muito mal disposta...! Ali fiquei sentada por alguns minutos, até que tive força para me levantar e para receber a minha medalha de cortiça! Sentia-me completamente frustrada com esta prova :( e com o arrefecer, a dor do joelho era imensa :(
A prova foi realmente difícil... por tudo! Pelo percurso... pela temperatura... pelo piso, que era sempre em calçada com desníveis :( Enfim..... a paisagem foi linda e a medalha já cá canta! E melhores dias virão!


#saltamosdosofa #runningwonders #guimaraes #10k

Sem comentários

Enviar um comentário

© Pensamentos Soltos
Maira Gall