domingo, 27 de dezembro de 2015

São Silvestre de Lisboa - as nossas aventuras!

Estes dias têm sido dias de festa, de belos almoços e jantares em familia!
Claramente não foi possível resistir a um belo arroz doce da D. Leonor, uma bela fatia de bolo rei escangalhado e um óptimo pudim de ovos!! Isto traduzido em calorias... foi um valha-nos Deus!
É claro que depois dessa linda festa que é o Natal, outra festa no esperava! São Silvestre de Lisboa!! Era também uma boa maneira de perder umas (poucas) calorias! hehe A expectativa estava muito alta! Esta seria a nossa primeira corrida São Silvestre, ainda mais, na minha querida terra: Lisboa!!
Haviam imensos avisos sobre os cortes de estrada, e por essa razão, não podíamos ir muito tarde para Lisboa, ou então de outra forma, arriscávamos-nos a não chegar a horas do inicio da prova!
À hora combinada, encontramos-nos com os nossos companheiros :) tínhamos muito tempo para irmos com calma e encontrar um belo lugar para o nosso Running Mobile!
Deixamos o carro claramente longe ;) mas estaria longe também da confusão e dos cortes de transito :) a distancia dava também para irmos aquecendo as pernas ;)
Quando chegámos, a avenida já estava cortada! Era só nossa! O transito já começava a ficar complicado, mas andar pela Av da Liberdade a pé, é uma sensação fantástica!
Estavam a começar a montar o pórtico do "Último Km Cofidis" que não é mais do que uma marca para ver qual é a pessoa mais rápida a correr o último km da prova!
Deu-nos tempo para tirarmos umas belas fotos, encontrar imensas pessoas conhecidas, fazer aquecimento e ainda cantar o hino nacional!
E à entrada do nosso bloco, separamos-nos dos nossos companheiros, pois eles correm claramente mais rápido do que nós ;)


Não estava tanto frio como o que eu estava à espera...! E acompanhada da minha companheira partimos juntas ao tiro de partida dos 60+ (não de idade, mas de tempo a percorrer os 10kms hehe).


Estava realmente muita gente! A organização aponta para 12000 inscrições e cerca de 10000 participações. O arranque foi demorado, havia muita gente a correr, outros a dar encontrões, outros empurrões, mas nada que não se pudesse esperar de uma multidão como esta!
Lá fui eu e a minha companheira dos Restauradores até à Praça do Comércio! Haviam bastantes pessoas nos passeios a incentivarem quem passava, mas que com a confusão que estava, aproveitávamos os passeios para tentar furar a multidão :)
Uma vez na Praça do Comércio, seguimos em direcção a Santos! Tínhamos ido quase a voar (para as nossas possibilidades), a caminho do km 3 precisei de ir ligeiramente mais devagar! Havia pouca luz, muitos buracos (infelizmente um mal que Lisboa padece...! quer em alcatrão, quer em calçada) por isso era preciso ir com prudência :) Havia também música pelo caminho, que animava quem corria e quem assistia à prova :) Um pouco depois da Praça da Ribeira conseguia avistar do outro lado da rua, o pórtico dos 5kms :) era o abastecimento :) havia muita luz e animação :)
Continuei com a minha companheira avenida fora até ao ponto de retorno :) lá fomos um pouco mais devagar, mas sempre acompanhadas de uma multidão :) nunca fomos sozinhas (como já nos chegou a acontecer, em outras provas, naquela mesma estrada!), havia sempre muita gente ou a passar por nós, ou nós a passarmos por elas :) havia também algumas pessoas a andar....
Quase a chegar ao km 5 encontramos no meio da multidão o nosso companheiro João :) foi connosco alguns passos, trocamos algumas palavras e seguiu em frente :)
Chegadas ao km 5, foi altura de abastecimento :) não estava muito bem organizado... perdemos aqui algum tempo, mas a água estava bastante fresquinha e deu-nos alento para mais uns kms :D a partir deste km o meu joelho não parou mais de me doer... :( seguimos até à Ribeira das Naus, sitio que estava novamente (praticamente) às escuras... calçada desnivelada e muita gente a correr naquela zona! A Praça do Comércio marcava o nosso km 6! Estava bastante iluminada e animada, com pórticos da Garmin.es e mais uma banda com música para animar a malta :)
O km 6 já estava a ficar para trás! Daqui para a frente seria sempre a subir!! Rua da Prata, Rua da Betesga e a tão difícil Av da Liberdade!! As dores do joelho começavam a ser muito difíceis de suportar e não obstante, começava-me também a dor a canela esquerda! Disse muitas vezes à minha companheira para ir sem mim, o que ela recusou a cada vez que lhe disse isto!! A avenida estava cheia de gente, passamos ao lado da Meta!! 2 kms separam-nos dela! Tínhamos a difícil subida pela frente, a qual não consegui fazer a correr!! Doía-me muito mesmo a canela (por causa das meias de compressão....!)! Entretanto, a policia interrompeu a passagem da avenida para passar uma ambulância! Algo de menos bom se passava... estava já um carro rápido do INEM no sentido em que íamos.... tivemos que abrandar o passo e subir pelos passeios... no meio daquele confusão o Pipo viu-nos! Gritou por nós, mas com aquela confusão toda, o cansaço e as dores, nem o vi... a minha companheira, uma vez mais, puxava-me avenida a cima!! Não via ninguém a correr para cima (só a andar...), só para baixo é que corriam... não sei se o incidente que tínhamos acabado de presenciar tinha, de forma inconsciente dado que pensar a cada um... Fomos a andar até ao cimo da avenida... demos já a volta ao Marquês já a correr, e já só nos faltava 1 km!! Que era o "Último Km Cofidis"! Sim, apesar das dores insuportáveis que sentia e do cansaço imenso, sempre com a minha companheira ao lado, dei tudo o que tinha...!! Foi também o nosso km mais rápido! Via ao fundo a meta :) ela ainda me disse: sorri para a foto, ao que o meu cansaço lhe respondeu: não quero saber da foto, só quero chegar à meta! E assim foi! Continuamos a correr que nem umas doidas, do outro lado da avenida continuava o INEM... continuavam também pessoas a passar para cima! Estávamos longe de ser as últimas a chegar :) tínhamos feito uma boa prova até à subida da avenida, mas o que era realmente importante para nós era terminar!
E foi exactamente isso que fizemos!! Terminámos, uma vez mais de mãos dadas a prova! Cruzámos a meta juntas e muito felizes por termos conseguido!!
Poucos segundos depois aparecia o Pipo, que já tinha acabado a prova e também o João, que também já lá estava!!
Foi altura de recebermos a nossa tão suada medalha!!
Estava cansada, suada e cheia de dores! Não foi fácil, mas também, nenhuma é! Até porque vamos sendo mais exigentes connosco mesmos :)


Não volto a levar meias de compressão novas para nenhuma prova! Durante mais umas 3 horas tive dores horríveis nas pernas!
Esta foi também a última prova deste ano!
Estou feliz! Foi um ano cheio de progressos, vitórias e muitas alegrias!
Para o ano, novos desafios nos esperam!

#saltamosdosofa #saosilvestredelisboa #correrparaserfeliz #asics #compressport

Sem comentários

Enviar um comentário

© Pensamentos Soltos
Maira Gall