quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Balanço de 2015

No inicio deste ano tinha uma missão muito clara, fruto de uma espécie de aposta que fizemos com mais dois casais nossos amigos! Um deles, os nossos companheiros de aventura :D
Não havia qualquer restrição à forma como iríamos perder peso! A única coisa que realmente importava era perder!
Adoro comer, sou gulosa e no dia da pesagem, eu pesava os belíssimos e fantásticos 75.3Kg! Sou rodinhas baixas e estava claramente fofinha de mais! Digamos que cerca de 20Kg!
Depois de ter tido o avc nunca mais foi fácil voltar à forma que tive um dia... mas com o incentivo do meu Pipito, tudo iria ser pelo menos acompanhada!
A aposta foi feita a pares :) o casal que perdesse mais peso ganhava :) mas na verdade, isto foi apenas o impulso que precisávamos para mudar as nossas vidas! Nunca mexemos uma palha a pensar no prémio, mas a pensar em querer mudar de vida!
Não foi fácil claro! No inicio do ano a coisa mais difícil que tinha era ultrapassar as horas entre refeições! Tinha uma fome desgraçada! Claro! Comia muito menos do que estava habituada, acompanhado de belíssimos vegetais! Acho mesmo que a fome que sentia era fome psicológica.... Não cabia em praticamente roupa nenhuma... as camisas ficavam com folgas entre botões, os furos dos cintos das calças era mesmo o último.... os fatos do trabalho já eram aqueles que estavam mais largueirões... e pensando bem.... eu estava numa péssima forma física e realmente uma bolinha (para não dizer badocha lol)
A partir de dia 2 de Janeiro, foi altura de comprar uns ténis para andar, roupa mais quente para suportar o frio do Inverno e lá fomos nós!! Era difícil sair de casa com 4 graus e ir andar.... com vento que até fazia dores nos ouvidos, mas ter menos peso e mais saúde era imperativo!
Começamos por caminhar.... tentando melhorar os nossos tempos e percorrer os 6kms que separam a nossa casa do Convento de Mafra (ida e volta!) em cada vez menos tempo! Numa das vezes em que fazíamos este percurso, decidimos qual seria o nome do nosso grupo! Saltámos do Sofá! Era a nossa cara!! Deixamos o zapping para trás, e ali estávamos nós! Na rua, ao frio, a dar o litro :D
Já não me lembro muito bem como, vi uma caminhada em Mem Martins e disse ao meu Pipito: Ora aqui está uma coisa que talvez fosse engraçado! A inscrição era de graça e lá fomos nós! Agasalhados como se fossemos para a neve! LOL De 400 pessoas que a caminhada tinha, ficamos nos 100 primeiros! Foi uma festa!
Ao longo das semanas a balança não mostrava o esforço feito, mas esse também não era claramente o ponto importante! Mas começamos a dar pequenos passos na direcção de começar a correr! Ora corríamos deste poste àquele caixote do lixo, ora desta paragem de autocarro até àquela vivenda! E começamos a correr 100 metros seguidos! Yupiii!! Era uma festa!
Entretanto os meus colegas de trabalho acompanhavam as nossas façanhas :) e um dia chegaram-me aqui a dizer que iam à Corrida da Ponte 25 de Abril! Ora, abri o Google e fui à procura do que seria e como seria! Eram 7Kms! Ao que pensámos: se conseguimos andar 6 em Mafra, conseguimos andar 7 na Ponto! E pimbas! Inscrevemos-nos! Nós e os nossos companheiros de aventura! Uns corriam mais do que os outros, uns tinham mais capacidade física do que outros, mas todos tínhamos um propósito: acabar a prova! E assim foi! Umas alturas a correr, outras a andar, mas fizemos aquela prova! Começamos e acabamos! Suados, mas muito felizes!
É claro que, como sou uma maricas, quando cruzei a meta, senti uma coisa que nunca tinha sentido na vida! Uma emoção enorme! Um orgulho de mim mesma! De ter começado há pouco tempo, sem conseguir correr nem 100 metros e estar ali, na meta, com tanta e tanta gente a gritar palavras de incentivos! Com cartazes engraçados e a bater palmas! O meu coração encheu-se de emoção e aquela medalha foi a primeira de muitas! Aquela meta foi a primeira de muitas!
É claro que entretanto tive problemas nos cristais dos ouvidos, o que me levou a ter que aprofundar a questão dos ténis, pois os que tinha, não faziam qualquer sentido e já começavam a ficar gastos! O meu joelho, graças à falta de músculos que tinha, cedeu e lesionei-me...! Fiz muitos meses de fisioterapia, tive que parar de correr alguns meses, mas para não parar completamente, dediquei-me à bicicleta! Fiz muitos e muitos kms na minha sala (com os rolos que comprei para a bike!). E houve uma altura que voltei a ter ordem de correr!! Nunca mais parei! Até hoje!
Conseguimos começar a correr 5 kms sem nunca parar para andar, depois 6kms, 8kms e finalmente, a marca tão desejada dos 10kms!!!
Fizemos alguns bons kms para ir às corridas! Lisboa, Évora e Porto foram os nossos destinos, alguns, claramente mais do que uma vez!
Já temos planos de corridas para o próximo ano, e aí, os destinos serão ainda mais longe e mais ambiciosos! Temos aspirações de, para o ano correr uma Meia-Maratona! É claramente uma resolução para o novo ano!
Da aposta que fizemos há um ano atrás, claramente quem ganhou ou quem perdeu não é importante! Fizemos contas e todos juntos perdemos cerca de 40 kgs! O meu Pipito também deixou de fumar, que é claramente uma grande vitória!
O meu Pipito e o João, já conseguem fazer 10 kms abaixo de uma hora, coisa que eu e a minha companheira andamos a trabalhar!
Ao meu Pipito obrigada! Por ser meu companheiro, por me incentivar e aplaudir em cada vitória! à minha irmã e companheira, obrigada por ir sempre cotovelo com cotovelo comigo e me puxar quando eu acho que já não tenho mais força para correr! Ao João, por ter tido esta ideia louca de aposta que nos levou a todos, a ganhar saúde! E essa sim, é a nossa grande vitória!! Saúde!!!
Se a nossa história inspirar alguém a mudar de vida, ficarei ainda mais feliz do que aquilo que estou hoje!
A todos os que nos acompanham no dia-a-dia, de cada vitória que conquistámos ao longo do ano, a todos os que nos deram força e que confiaram em nós que chegaríamos aqui, o meu MUITO OBRIGADA!!!
A ti Ana, a ti Pires e a ti Raposo, um MUITO OBRIGADA especial!!! :D:D

Os nossos valores, desde que começamos a utilizar o Strava :)


#saltamosdosofa #oceueolimite #muitaforte #felizanonovo

1 comentário

  1. És sem dúvida alguma uma das pessoas com mais força q conheço e fico muito feliz q faças parte da minha vida, e acredita q és uma inspiração para muita gente, eu incluída claro ☺️.
    Q 2016 chegue cheio de coisas boas e q continues com essa força q te faz mover a ti e aos q te rodeiam. Um beijo enorme ��

    ResponderEliminar

© Pensamentos Soltos
Maira Gall