quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O meu joelho - Parte 1

Desde Junho que o meu joelho nunca mais foi o mesmo... tudo começou numa aula de ténis em que o Professor só fez batidas de esquerda na bola... durante uma hora inteira estive sempre a rodar sobre o meu joelho direito! Saí dessa aula a coxear... mas no dia seguinte já não tinha grandes dores. Ao final dessa tarde, fui para mais uma aula de ténis e desde esse dia, até hoje, nunca mais fui senhora de subir uma escada sem dor :( Como sou persistente e não sou mulher de valorizar uma dorzita, nesse Domingo fui a uma corrida! A da Base Naval do Alfeite! Tinha pisos para todos os gostos! Asfalto, terra batida e até areia (praia fluvial do Samouco...!)... em muitas alturas desta corrida não conseguia quase assentar o pé no chão... por isso, quando acabei a corrida fui para as urgências do Hospital da CUF. Lá fizeram-me um Raio-X e mandaram-me ir fazer uma ecografia ao joelho. Deram-me também um analgésico para as dores. Fui para casa pôr gelo na perna e a minha próxima missão era ir fazer a ecografia para perceber o que tinha, visto o Raio-X não ter mostrado qualquer problema (pois não era osso!). Deixei as aulas de ténis e subir e descer escadas para trás.... A ecografia deu como resultado um estiramento no tendão! O meu pensamento foi logo: como é que eu vou resolver isto! Marquei uma consulta para um ortopedista e fui logo para a fisioterapia. O ortopedista a que fui (o primeiro que encontrei de serviço no hospital da Luz) mandou-me para a fisioterapia, sem tão pouco ter aberto a ecografia que tinha feito!). Entretanto também tive problemas nos ouvidos (pensava que tinham sido os cristais a sair do sitio, mas com a ajuda do brufen que a fisioterapeuta me mandou tomar para as dores do joelho, passou-me!). Fui a um otorrino que me explicou que poderia ser do impacto da corrida, mas que também poderia ser um músculo do ouvido inchado... que se curou com o brufen :) até hoje não voltei a ter mais o problema!! Quatro longos meses passaram.... dia sim, dia não, fui religiosamente à fisioterapia! Tinha alturas melhores, alturas piores... mas nunca desisti! Pelo meio fui de férias para o Algarve... não foram as férias que eu estava à espera... sem poder jogar ténis, correr, andar de bicicleta, passear na areia ou até subir as pequenas escadas da entrada do prédio. Foi preciso muita paciência do meu maridão para levar a coisa a bom porto... ia agarrada a ele para a praia... qualquer passo me doía... voltei para a fisioterapia após as férias... começava nessa altura a tomar coragem de tentar subir um degrau como uma pessoa normal! Passamos (eu e a fisioterapeuta) muitas horas numa escada para que eu tentasse subir as escadas... foram alturas difíceis.... mas depois de umas 6 semanas consegui começar a subir um andar pelas escadas e a descer sem dores! A coisa evoluiu tão bem que ela me deixou começar a correr! Íamos as duas para a rua, e eu fazia tudinho como ela me mandava! As fisioterapias começaram a ser escadas e uma corridinha para fazer o gosto ao dedo ;)
O dia da "alta" chegou! Tive ordens muito claras para começar devagar, ir aumentado aos poucos o tempo e a distancia! E assim o fiz :) em pouco tempo começaram-me a surgir outras dores... inchaço no joelho.... fui correndo e pondo gelo.... consegui apesar de tudo fazer grandes feitos! Estas dores tiveram alturas melhores e piores.... havia semanas que andava a brufens até Quinta-Feira, para conseguir correr no Domingo! Consegui fazer os meus primeiros 6kms seguidos, coisa que nunca tinha conseguido fazer! Depois os meus primeiros 10kms! Mas tinha uma dor chata na parte da frente do joelho! E como vou a muitas corridas, via lá sempre uns senhores: os GFDs. Tinha a esperança que eles, especializados em desporto me pudessem ajudar! E assim fui, marquei uma consulta e fui lá :) sem grandes perguntas ou exames, foi-me facilmente diagnosticada uma Condromalacia (o que é isto? o vulgar joelho de corredor!). E também me disseram que tinha realmente muita falta de músculos! Mandaram-me fazer uns raios-x, mas que dependendo da gravidade, poderia até vir a ser operada... na verdade, eu estava por tudo! Se tivesse que ser operada, seria! Vim de lá triste... confesso.... à primeira vista, o que eu tinha não era uma coisa simples... poderia correr uma vez por semana até voltar com os resultados dos Raio-X. Enquanto esperava pela prescrição dos exames, encontrei uma boa alma que me aliviou e muito as minhas dores!! O famoso e maravilhoso José Urbano (marchador e massagista desportivo do Benfica)! Era de facto aquelas mãos milagrosas que me aliviavam o meu sofrimento! Depois de sair de lá conseguia subir e descer as escadas sem dores! Tirou-me todos os nós que eu tinha nos meus músculos, e com a milagrosa ajuda dele, consegui fazer os quase 11kms de Évora sem dores!! Voltei a ele outra vez, mas a agenda dele está sempre completamente cheia! E compreende-se o porquê! O Sr. Urbano opera verdadeiros milagres! A partir daqui consegui correr e subir escadas muito melhor! Percebi que as massagens desportivas ajudavam muito ao meu problema :) Ensinou-me bons exercícios de reforço muscular e incentivou-me a nunca desistir dos meus sonhos! Disse-me que sem sombra de dúvidas, depois destas massagens me irem ajudar muito, eu precisava mesmo de fazer reforço muscular! Com o tempo e como o Sr. Urbano (infelizmente para mim) não tinha muita facilidade em marcações encontrei o também fantástico Bernardo Filipitsch! Foi o toque final que eu precisava para ter os meus músculos à maneira para ir à São Silvestre de Lisboa!
No final do ano, tenho a dizer que, apesar de tudo, suei muito, emocionei-me muito! Abracei muito e fui muito abraçada pelas enormes vitórias pessoais que conquistei neste ano tão especial que foi 2015!! Cada meta foi muito especial!
Mas, depois destes meses todos.... tive que dar o braço a torcer.... não estou bem do joelho! Não estou a 100% como gostava...! Com os Raio-X feitos tal como os GFDs me tinham prescrito, e com uma suspeita de lesões osteocondrais, falei com mais uma médica que me aconselhou a fazer uma Ressonância Magnética e assim fui! A Ressonância confirmou as suspeitas do Raio-X... três lesões osteocondrais no joelho direito. Uma realmente grande..... 1,5 cms :(
Agora eu precisava de um ortopedista a sério, e não o primeiro que estivesse disponível no Hospital da Luz!! E por acaso, a minha irmã e o meu maridão, viram no mesmo dia, um artigo d'A Nitricionista, que falava do Dr. Frederico Varandas. Nesse exacto momento percebi que este era o médico que eu precisava (mesmo sem saber quem era, mas que a tinha ajudado no problema dela e ao que parecia, era complicado)! Pedi à Nitricionista o contacto do médico, ao que ela prontamente me deu! Marquei na manhã seguinte, pela fresquinha!!
E ontem foi o grande dia!!! Fui finalmente ao Dr. Frederico Varandas!! Quem é ele? Um excelente médico fisiatra e é também director clínico do Sporting.
Confesso que gostei mesmo muito dele!! Levei comigo a parafernália de exames que fiz nos últimos seis meses e levava também comigo uma grande esperança!
Analisou aqueles exames todos e disse-me algumas coisas que me deram muita esperança e confiança na resolução do meu problema! Disse-me que analisava pessoas e não exames e que muitos ortopedistas com os meus exames na mão, me quereriam operar! Mas que ele não o ia fazer! Disse-me que não gostava nada das minhas lesões osteocondrais, mas que, se eu me portar com juízo, que as minhas cartilagens vão durar até aos 120 anos hehe Depois de alguns exercícios com a minha perna, disse-me que claramente não tenho força nenhuma na perna direita e que preciso de fazer um reforço muscular a sério! Disse-me que vou fazer 20 sessões de fisioterapia à seria! Que vou suar muito, mas que vou ficar boa! Vai-me também fazer uma infiltração de ácido hialurónico!
Perguntei-lhe se poderia correr por estes dias, ao que a resposta foi a que eu já estava à espera: NÃO! Mas disse-me que após a fisioterapia já posso!
Assim, estou cheia de esperança de ficar boa desta vez! Não tenho já a lesão no tendão e ao que parece também não tenho a condromalácia! Apenas falta de músculos para segurar os tendões.

Amanhã vou começar a fisioterapia! Estou cheia de esperança em ficar boa!!! Espero que daqui a um mês já seja tudo diferente!!!

Sem comentários

Enviar um comentário

© Pensamentos Soltos
Maira Gall