Toda a vida me soube muito bem beber sumos!
E toda a vida o meu Pai me dizia: não bebas isso, que isso não presta. Mas o bem que me sabia compensava o mal que me fazia (pensava eu)!
Agora, com muito mais acesso a informação, é fácil de perceber que o meu Pai estava cobertinho de razão!
Confesso que pensava que os Iced Teas não faziam tão mal como uma Coca-Cola, mas o que é certo é que têm imenso açúcar, assim como os nectares!
Enfim, não há nada como a água!
Porque não nos podemos esquecer das substancias que algumas bebidas levam para não terem açúcar!
Aspartame (E951) – É talvez o adoçante mais “falado” e utilizado na industria alimentar. Tem um poder adoçante cerca de 200 vezes superior à sacarose. De acordo com a mais longa investigação efectuada até hoje sobre o aspartame (efectuada ao longo de 22 anos), a ingestão de uma bebida por dia adoçada com aspartame aumenta em 42% o risco de leucemia, em 102% risco de contrair mieloma múltiplo em homens, e em 31% o risco de linfoma não hodgkin em homens.
Acessulfame K (E950) – Tem um poder adoçante 125 vezes superior à sacarose. O acessulfame contém cloreto de metileno, que é considerado um potencial agente carcinogénico. A longo prazo esta substância pode causar dores de cabeça, depressão, náuseas, problemas no fígado.
Diversos estudos não encontraram qualquer efeito tóxico relacionados com a ingestão de acessulfame k. A dose recomendada pela FDA é de 15mg/kg peso.
O meu Pai também sempre me disse para evitar de comer coisas com igredientes começados por E, e ele estava outra vez cheio de razão!!
Mais uma imagem elucidativa sobre a quantidade de açúcar existente nos diversos alimentos:
#SaltamosDoSofa
Sem comentários
Enviar um comentário