segunda-feira, 16 de maio de 2016

EDP Douro Vinhateiro - As nossas aventuras

Este foi mais um fim-de-semana de aventura!
Desta vez o nosso destino era Peso da Régua!
Sábado bem cedinho a Mãezinha foi ter connosco a Mafra! Todos despachados a horas, embarcamos nesta nossa nova aventura!
Tínhamos cerca de 360 Kms pela frente :) o que seria cerca de três horas e meia de caminho :) lá fomos calmamente até ao Norte :) quando estávamos perto de Lamego, a fome começou a apertar, e a minha companheira e a Mãezinha queriam um cabritinho para o almoço :) tínhamos visto no facebook da corrida que Armamar seria uma boa escolha :) assim, vimos no gps o caminho para lá e lá fomos! Da A24 a Armamar eram cerca de 8 Kms, por estrada de curvas, mas por um cabritinho, valeria a pena :) É uma vila bastante simpática e bonita! :)


depois de tentarmos almoçar em alguns restaurantes (uns já não serviam refeições, outros não tinham cabrito, outros estavam fechados ao sábado) lá encontrámos um restaurante! O Mercantil! Tinha bastantes pessoas :) E também tinham o cabritinho! Todos os pratos estavam muito bons e as sobremesas também! Comi lá uma baba de camelo maravilhosa!! :)


Com a barriga cheia demos uma volta na vila, tirámos umas fotos e voltamos ao nosso caminho, até à Régua!
O nosso primeiro destino era a Casa do Vale! Era o sitio onde iríamos ficar a dormir! :) O anfitrião (o Sr. António) recebeu-nos muito bem (mostrou-nos a vinha e as árvores de fruto da propriedade!)! 


As casas são lindas (têm pequenos apontamentos com muito gosto), a vista deslumbrante (para a Régua e para Lamego) e para terminar a recepção, fizemos uma prova de degustação de vinho do Porto Tawny de 1959 (em que o Sr. António nos explicou como degustar este vinho, como era feito, e outras curiosidades sobre o vinho do Porto)!


O nosso próximo destino era levantar os dorsais! Que era no Museu do Douro! A vista do museu era linda! 


O rio estava realmente cheio! Nem se via a base das árvores (que estariam) nas margens do rio! O dia apesar de cinzento, estava agradável :) As filas para levantar os dorsais eram imensas! Estavam a fazer no recinto mostras de vinho do Porto e a dançar folclore :) Haviam mascotes a passear por todo  o lado! Uma festa bastante animada :) O próprio museu, bastante bonito e moderno!


Na verdade, esta prova EDP do Douro Vinhateiro é a única das "Running Wonders" que não tem prova de 10 Kms. Então a caminhada e a Mini-Maratona tinha exactamente o mesmo valor e tratamento: não tinha dorsal (o uso de t-shirt era obrigatório) e partiriam todos ao mesmo tempo.... o que me deixou um pouco de pé atrás...! Mas pronto, acontecesse o que acontecesse, serviria sempre de passeio!
Fomos lanchar e dar uma volta naquela marginal, com aquela vista maravilhosa! E um pouco mais tarde fomos jantar :) todos os restaurantes estavam completamente cheios..! E nós tínhamos que nos deitar relativamente cedo... senão não conseguiríamos chegar à prova a horas! E assim foi! Jantámos num restaurante perto do Museu, o Gato Preto! Comi lá umas lulas muito boas e o melhor leite creme que já comi na vida!


De volta a "casa" e ao descanso, para o dia seguinte :) que alvorada ia ser cedo!

No dia a seguir, às oito e pouco já estávamos prontos para ir apanhar o autocarro que nos iria levar até à Barragem de Bagaúste! A avenida onde tínhamos andado a passear na tarde anterior estava fechada aos carros, pois seria alí que iria terminar a prova! Então deixámos o carro bem estacionado e fomos a pé até à estação de comboios, que era lá a partida dos autocarros. Fomos devagar pela avenida fora, tirando fotos e conversando :) 


em frente à estação começava a confusão! Filas intermináveis de pessoas e quatro autocarros de cada vez, partiam para cima da barragem. Penso que seriam cerca de 30 autocarros, para transportar 15000 pessoas!! Sim... 15000 pessoas!
Apanhámos o autocarro das 9h (que era o que tínhamos marcado, mas não havia qualquer controlo na entrada para os autocarros, nem que horários, nem de dorsais/t-shirts, que era supostamente de uso obrigatório!) em direcção à partida :) o caminho era relativamente curto :) 


Quando chegámos ao local da partida, apenas as pessoas da meia maratona podiam passar para os pórticos da partida. A animação (zumba) decorreu durante 1h30m, para distrair as pessoas e também fazer aquecimento :) Com o passar do tempo, estava cada vez mais calor e cada vez mais difícil de uma pessoa se mexer! A partida foi dada com algum atraso... as pessoas da meia maratona partiram primeiro, e a caminhada e a mini maratona iam completamente misturadas. 


Houve atrasos consideráveis no transporte das pessoas, e às 10h40m continuavam a chegar pessoas para a meia maratona (a hora oficial da partida era às 10h30m).


A passo de caracol conseguimos chegar aos pórticos da partida, e a partir dali foi "con licença", "desculpe", "com licença" e pronto.... e foi assim por cerca de 4 kms! Mudanças rápidas e repentinas de direcção para irmos correndo no meio daquela multidão sempre compacta de caminhantes...! A partir do quarto km, começou a ficar muito mais dispenso :) os bombeiros tinham mangueiras a fazer duche para refrescar as pessoas! Estava mesmo muito calor! Já na avenida da meta, estava a televisão a filmar e avisa música para animar "a malta" :)
Ao fim de 5,2 Kms tínhamos terminado a corrida :) foi pequena e difícil de correr por causa da quantidade de pessoas que participaram! 
A vista que se tinha ao longo do percurso era realmente linda, mas difícil de apreciar devido à atenção redobrada que era preciso ter com as pessoas que se iam atravessando à nossa frente e à pouca flexibilidade delas para dar "um jeitinho" para quem corria, passasse...! E no fim... não haviam medalhas.... apenas uma garrafa de água...!
O que posso dizer... esperava mais desta corrida.... valeu pela cidade que é muito bonita :)
Eu e a minha companheira terminámos a prova ao fim de 40 minutos! 


Ficámos à espera dos nossos restantes companheiros! Para tirarmos fotos a eles :)
E assim foi, cada vez que um passava a meta, era uma grande festa :)
Uma vez todos juntos, fomos-nos despachar para irmos almoçar e voltar a casa :)


A Mãezinha queria muito ir a Lamego :) e assim fomos! Almoçámos por lá :) na Casa Filipe. Era um restaurante sem grandes decorações ou elaborações... o comer era bom, e o dono muito simpático. A sobremesa foi uma tarde de Lamego, que era realmente boa! O restaurante estava completamente cheio e muitos eram corredores :)
Depois do almoço demos uma volta pelo centro :) fomos ver a Sé, e o jardim de onde se via (cá de baixo) o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios!


E para despedida, fomos até lá cima (não penas escadas hehe) :


Já se fazia tarde, e tínhamos ainda muitos kms pela frente até Mafra!

Foi um fim-de-semena muito divertido, com um cenário lindo! Comemos algumas iguarias muito boas, mas... a corrida... não correspondeu às expectativas :( Valeu pelo passeio! :D

Em breve há mais!

#saltamosdosofa #runningwonders #pesodaregua #dourovinhateiro

Sem comentários

Enviar um comentário

© Pensamentos Soltos
Maira Gall