sábado, 7 de maio de 2016

O meu joelho - Parte 25

Já diz o ditado português "não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe" e é bem verdade!
Esta aventura do meu joelho tem tido realmente muitos altos e baixos. Muitas alegrias e muitas angústias!
Agora parece-me que o meu joelho vive uma altura de alegria :)
No Domingo fui correr, tal como o meu fisioterapeuta me tinha mandado, e não fiquei com dor nenhuma! Oh se isto me deu alegria!!

A semana da fisioterapia começou à Terça-Feira!
Quando lá cheguei tinha uma muito ténue impressão no tendão, porque andei o dia todo de sapatos rasos! E não devia!! Até pensei... se tiver que correr, estou tramada.
Então comecei por fazer o aquecimento: quinze muitos de elíptica! A maquineta diz que fiz cerca de 870 metros :)
Em seguida fiz agachamentos com um peso de 10 Kg "ao colo" heheh fiz quatro séries de dez repetições :)
Em seguida, no TRX, também voltei a fazer agachamentos. Quatro séries, de dez repetições.
E finalmente, o que eu não estava à espera: CORRER!!!
Com o ar condicionado bem fresquinho, comecei por andar um minuto, depois corri sete minutos, depois voltei a andar um minuto e a correr sete minutos e finalmente, o último minuto, o do descanso :) Sem dores :) Que feliz que fiquei! Também consegui correr melhor, sem achar que me ia saltar um pulmão pela boca heheh sim, porque isto de não correr há muito tempo, vai-se perdendo o fôlego :(
Mas hei-de reconquistá-lo! A maquineta diz que fiz em quase 17 minutos, cerca de 2,15 Kms.
Em relação ao Maridão... não vou ter a companhia dele nos próximos tempos :( desde que viemos de Madrid, a dor do joelho dele não o largou mais :( E como não se sabe a origem da dor, o Dr. Frederico mandou-o fazer um ressonância magmática! Para perceber o que é que ele tem... porque parece não ser (agora) problema na iliotibial.... :( até ter o resultado da RM não vou ter a companhia dele na fisioterapia :(
Depois de correr, terminei, fazendo alongamentos :)

Quarta-Feira!
Andei o dia todo com uns sapatos com um ligeiro salto, mas quando cheguei à fisioterapia não tinha qualquer dor, nem no tendão, nem no joelho :) o que me deixou bastante contente :)
Comecei por fazer "perna de ferro", deitada na marquesa :) Três séries de dez repetições a cada perna.
A seguir foi o exercício da bola :) com a bola nos joelhos, levantar o quadril e apertar a bola por dez segundos. Fiz isto por três séries.


Depois voltei à "perna de ferro", mas agora, lateral (exercitar o glúteo médio) com o meu fisioterapeuta. A primeira série foi de dez repetições, a segunda série de oito repetições e a última de seis repetições. Ele perguntou-me se eu conseguia perceber a diferença de força que tinha de uma perna para a outra, mas na realidade eu não tinha! E como em algumas vezes, sentia desconforto no joelho, penso que a diferença de força tinha a ver com medo que me doesse.
A seguir sim, fui para a elíptica! Fiz dez minutos, de aquecimento para ir correr (!!!!). A maquineta diz que fiz 570 metros :)
E a seguir, o desafio da tarde!! CORRER!!!
Desta vez o desafio era: um minuto a andar, oito a correr, mais um a andar e mais oito a correr!
Curiosamente não me estava a custar tanto como ontem ou até como no Domingo! Estava lá bastante calor! Mas consegui sempre correr, sem dores :) e até a aumentar a velocidade a que estava a correr :) na segunda série de oito minutos, em vez de estar a correr a 8 km/h, já consegui correr a 8,5 km/h!


E a própria passada já está um pouquinho diferente! Já dou uns passos mais firmes, que até o meu fisioterapeuta ficou muito satisfeito! E estava a conversar com ele, e ele perguntou-me se ainda faltava uma série, e eu disse que já tinha feito as duas (e estava mesmo feliz!) e ele perguntou-me "consegue fazer mais uma serie?" e é claro que eu disse que sim!!! e lá fui eu, mas com a conversa, andei dois minutos, em vez de um minuto, e atirei-me logo à terceira série de oito minutos! Lá foram mais oito minutos a correr! Agora consegui correr a 8,8 km/h! Oh como eu estava feliz!! A correr agora um pouquinho (muito pequenino) mais depressa, e sem dores!! O que para mim é realmente, um grande progresso!! Depois desses oito minutos, fiz mais um a andar :) e estava feito o desafio!! A maquineta diz que diz em 29 minutos, 3,88 Kms!
Só há uma palavra para qualificar o meu estado de espírito com esta corridinha: FELIZ!!!!
Depois andei pela clínica por cinco minutos, para beber água e descansar e finalmente, alongamentos!!! Que felicidade!!!

Quinta-Feira!
Passei o dia sem dores! Era a primeira vez que estava a conseguir correr vários dias seguidos, sem ter dores nenhumas na pena (nem no joelho, nem da tendinite!). O meu fisioterapeuta tinha-me dito na Quarta-Feira, que na Quinta iríamos correr mais um pouco! E assim foi!
Quando lá cheguei o Diogo "tomou conta de mim"! :) Pôs-me a andar de bicicleta (para fazer o aquecimento) :) Andei durante dez minutos. A maquineta diz que diz 5,17 Kms :)
Quando terminei, fui beber dois golinhos de água :) e preparar-me para correr! O desafio de hoje era um minuto a andar e dez a correr. Fazer isto por duas vezes e só se me sentisse bem é que ia à terceira volta! Mas eu sou mulher de desafios!! E sentia-me com força e motivação para fazer as três séries! Dei comigo a correr em alguns minutos a 9 km/h! Sem me saltar nenhum pulmão pela boca! Dei comigo muitas vezes encostada à passadeira, o que me fazia aumentar a velocidade para 8,5 km/h ou até 8,8 km/h! Velocidades que eu nunca pensei conseguir correr! Noto que já começo a dar passos maiores (que era outro problema que eu tinha: passada muito pequena) e a ter mais resistência e a fazer melhores tempos! Estou mesmo feliz!
Quando terminei estava realmente feliz comigo mesma de ter conseguido! Todos os dias tenho feito um tempo um pouquinho melhor que o anterior, e tenho corrido por mais tempo!! A maquineta diz que fiz cerca de 4,88 Kms, em 35 minutos!
E conseguir ter qualidade de vida! Correr e continuar a conseguir subir e descer escadas sem dores!!!
Para terminar a fisioterapia, alongamentoooos!! Ai que dores! hehehe um alongamento bem feito, dói! hehe
Mas vim-me embora muito feliz comigo mesma!!
Só me falta mesmo agora que o Maridão fique bem!
Eu demorei quatro meses a ficar bem, mas tem valido muito a pena!!

Sábado!
Hoje foi o dia antes da corrida do fim-de-semana! Por essa razão, não foi dia de correr :)
Quando lá cheguei a clínica estava cheia! O meu fisioterapeuta já me esperava! Cheguei atrasada... apanhámos muita chuva pelo caminho :(
Para aquecimento fiz vinte minutos de elíptica :) mas o meu fisioterapeuta disse-me logo que hoje não era dia de correr! Era dia de banhos e massagens ;) ele diz-me sempre isto, antes de qualquer corrida :) E eu disse-lhe "ainda bem, porque não trouxe ténis para correr" ao que ele me disse "a seguir vai fazer uma coisa, que não vai precisar de ténis" e eu pensei.... "oh diacho! o que será?" e fiz os vinte minutos :) a maquineta diz que fiz um km e cinquenta metros!
A seguir fui para as boxes. O meu fisioterapeuta foi buscar uma maquineta :) pensei "ultra sons", a seguir ele foi buscar uma espécie de botas e eu pensei "olá..! o que é isto??", é claro que faço poucas perguntas, mas não consegui conter a pergunta "o que é isto?" a resposta foi surpreendente!! "drenagem linfática!" Depois daquela maquinaria toda ligada, com imensos cabos, senti-me uma princesa!! Super importante :):) era a minha recompensa por ter conseguido correr a semana toda! Oh se eu estava feliz!!! Sentia-me mesmo bem!!! A única coisa chata disto (segundo o meu querido e paciente fisioterapeuta era demorar trinta minutos!) ao que eu pensei: não tenho pressa ;) e realmente não tinha!
A maquineta era engraçada :) funcionava quase como as máquinas de medir a tensão :) ia enchendo alguns sectores das pernas e dos pés, alternadamente :) sabia mesmo bem! ali estava eu deitada a receber uma massagem :) depois de tantas semanas de tristezas, incertezas e angustias! Estava feliz, sentia-me bem!
Quando terminei, o meu fisioterapeuta disse-me que ia sentir as pernas bem mais leves e ia de calhar ter um pouco mais de vontade de ir à casa de banho, pois era drenante! E de facto senti as pernas muito mais leves! :)


Como diz a Katarina (que por acaso, ganhou hoje o Triatlo Longo de Lisboa!!!), o Coach (o meu fisioterapeuta) disse-me para amanhã fazer a corrida com calma, não dar tudo de mim, era só mais um treino! Se sentir algum desconforto, não correr mais! E correr dez minutos e andar um. Se aos sete kms me sentir bem, para fazer os dez kms!

O que vai acontecer amanhã? Não sei...! Mas espero que corra tudo bem! Quero começar e acabar a prova sem dores...! Não depende bem de mim... mas pronto :) tenho as expectativas altas :) sinto-me muito feliz por esta semana! Vivo um dia de cada vez, esperando que o próximo seja sempre melhor do que o anterior!

Para a semana há poucas, mas boas fisioterapias :)

Sem comentários

Enviar um comentário

© Pensamentos Soltos
Maira Gall