quinta-feira, 14 de abril de 2016

O meu joelho - Parte 22

A semana das fisioterapias começou na Terça-Feira :)
Assim que cheguei à clínica estava lá a super bem disposta Katarina, que faz de qualquer fisioterapia uma autentica festa :) sempre super motivada e empenhada :) é um gosto ver uma pessoa assim!
Ainda antes de ir trocar de "farpela" fui falar com o meu super  paciente fisioterapeuta, pois ele queria saber das novidades do fim-de-semana! O Maridão estava aflito (coisa que o Luís não estava à espera!) e eu, apesar de tudo, estava relativamente bem! Então o meu treino iria ser normal :) o do Maridão é que não... ia para as boxes fazer correntes e ultra-sons e afins!
Para aquecimento, estive a fazer 15 minutos de bicicleta, com a Katarina ao lado :) ia dizendo, "estamos a chegar ao Guincho", "agora à Malveira da Serra", "mais uns Kms e estamos em Sintra" e ai cantando e íamos pedalando! Ao fim de 15 minutos parei em "Sintra" e ela continuou o caminho dela por mais 45 minutos :) A maquineta diz que fiz cerca de 8 Km :)
Entretanto eu fui fazer o Leg Press com 50 Kg, quatro séries de dez repetições. Tive uma ligeira impressão no tendão, mas coisas normais do esforço e da fadiga muscular.
A Katarina continuava na sua "volta" de bicicleta quando reparou que só estavam "meninas" no "ginásio", então decidiu tirar uma foto para a posterioridade! hehe


Quando terminei a "prensa", fui fazer o exercício dos elásticos! 
Ou seja, com um elástico nos tornozelos e outro nos joelhos, com os joelhos ligeiramente flectidos, caminhar lateralmente de um lado para o outro do "ginásio", por cinco vezes! Exercício para o fortalecimento dos glúteos!
Quase já na recta final da fisioterapia, fiz três prancha frontais de um minuto cada, com trinta segundos de descanso entre cada uma. 

Depois três pranchas laterais, para cada um dos lados, por trinta segundos. 

E finalmente ponte! Aliás! Três pontes de um minuto cada!

E finalmente, para descansar! Alongamentooos!

Quarta-Feira! Novo dia de fisioterapia :)
Desta vez, para aquecer, foram quinze minutos de elíptica:) A maquineta diz que fiz cerca de 810 metros de distancia :) Enquanto isto, desta vez, quem corria ao meu lado, era a minha companheira e irmã :)
Enquanto ela continuava a correr, fiz o exercício da caixa. Subir a caixa como se ela fosse um degrau. Três séries de dez repetições com cada perna :) Quando terminei, fiz a "prensa" em "bicos dos pés" para exercitar os gémeos! Três séries de dez repetições, com 30 Kg! Confesso que não consegui fazer todas as repetições de cada série seguidas! Os meus gémeos ardiam muito! Tive que parar algumas vezes em cada série...!
E como era dia de jogo do Benfica e os elásticos eram novos, mudaram de nome! Então foi com o Samaris e com o Renato Sanches! E realmente, estes elásticos estavam realmente fortes! Não foi fácil fazer o exercício! Mas foram cinco voltas (ida e volta) ao "ginásio"!
Para finalizar a fisioterapia, fiz (agora com o Maridão) três pranchas e um minuto cada (parece pouco, mas numa prancha é uma eternidade!!). E mais duas pranchas laterais para cada um dos lados, mas desta vez, por trinta segundos (apenas!).
O meu fisioterapeuta perguntou-me se eu tinha dores no meu joelho a fazer prancha, mas na verdade não tinha. Ainda lhe disse que quando estou quente que não me dói o joelho. Então ele explicou-me que, quando o músculo está quente, ele incha, o que faz com que estique os tendões e ligamentos, e assim estão mais firmes, o que faz com que eu não tenha dores.
E para finalizar... alongamentos :)

Quinta-Feira, último dia da semana de fisioterapias :)
Depois de um transito infernal para chegar a Lisboa, para começar a fisioterapia, fiz quinze minutos de elíptica:) A maquineta diz que fiz cerca de 820 metros de distancia :) Mas o tendão estava-me a morder nos primeiros cinco minutos... um malvado!
A seguir fui fazer Leg Press, desta vez em duas partes :) a primeira a do costume. Com 50 Kg, fiz três séries de dez repetições, com os dois pés assentes, empurrar a prensa e deslizar devagar para baixo.
A segunda parte foi exercitar os gémeos :) com 30 Kg, esticar as pernas (ficando em "bicos dos pés") e deslizar para baixo (mas devagar) :)


Hoje, em vez de fazer o exercício dos elásticos, fiz "perna de ferro" com o meu fisioterapeuta! Primeiro de lado, três séries de oito repetições em cada perna! E depois, de barriga para baixo, mais três séries, de oito repetições de "perna de ferro".
Para terminar: alongamentos!!
Recomendações para o fim-de-semana: não correr! Estamos em preparação para a "Champions!", mas fazer bicicleta e trabalhar o Core! Assim será!
Para a semana há mais!

Sem comentários

Enviar um comentário

© Pensamentos Soltos
Maira Gall